Campanha de estímulo ao descarte de pilhas em Salvador tem início na Estação da Lapa
Foto: Reprodução/MP - BAUma campanha para estimular a população de Salvador a realizar o descarte correto de pilhas e baterias usadas teve início n...
14/05/2025 às 23h20
Por: RedaçãoFonte: MP - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/MP - BAUma campanha para estimular a população de Salvador a realizar o descarte correto de pilhas e baterias usadas teve início nesta quarta-feira, dia 15, com uma ação de conscientização na Estação da Lapa. A iniciativa é realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com a Prefeitura de Salvador e a empresa Green Elétron.
A entrega pode ser realizada em cerca de 200 pontos de coleta nas farmácias e supermercados da capital, além das estações de metrô da capital e em Lauro de Freitas: Estação Águas Claras, Estação Pirajá, Estação Acesso Norte, Estação Pituaçu, Estação Mussurunga e Estação Aeroporto (Lauro de Freitas). Estão sendo aceitas pilhas comuns, usadas no dia a dia, como as de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis.
Foto: Reprodução/MP - BAA campanha visa informar amplamente a população sobre as alternativas sustentáveis de descarte, alinhadas aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ela durará 15 dias, com veiculação em diversas mídias, como outdoors e painéis instalados em vários locais da cidade. Já as farmácias e supermercados seguem como pontos permanentes. A promotora de Justiça de Meio Ambiente Luiza Amoedo, que esteve presente na Estação da Lapa, ressaltou a importância da ação. “A intenção do Ministério Público da Bahia é fomentar um aumento da participação da população na destinação correta de pilhas e baterias que não são mais utilizadas, de forma que a gente reduza a poluição do meio ambiente já que os materiais desses objetos levam cerca de 450 anos para se degradar no meio ambiente e além disso liberam metais pesados que poluem nosso solo e oceanos.” destacou.
Reciclagem baixa
Foto: Reprodução/MP - BADados da Green Eletron apontam que Salvador apresenta um dos menores índices de reciclagem proporcional entre as capitais brasileiras. Com uma população estimada em 2,57 milhões de habitantes, a cidade recolheu apenas 870 kg de resíduos eletroeletrônicos em 2024, enquanto a capital pernambucana, Recife, que possui população menor (cerca de 1,5 milhão de habitantes), recolheu no mesmo período quase seis vezes mais, chegando a 4.970 kg.
*Estagiária de Jornalismo sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)